O primeiro Programa de Stricto Sensu em Indústria Criativa a ser aprovado pela CAPES em nível de mestrado, agora também no Hub da Feevale em POA
Confira essa novidade com o coordenador do curso, Cristiano Max Pereira Pinheiro, no vídeo abaixo.
Pertence à área interdisciplinar da CAPES.
Docentes, discentes e pesquisadores(as) trabalham em conjunto.
Conhecimentos em jornalismo, publicidade e propaganda, turismo, jogos digitais, computação, sociologia, administração e direito por parte dos(as) professores(as).
Jornada integral, diferente de um programa disciplinar.
Permite uma aproximação com pesquisas aplicadas na realidade do mercado de indústria criativa e nas questões acadêmicas.
Exige leituras, produção científica e dissertação, além de admitir pesquisas e criação de produtos técnicos, tecnológicos, artísticos e culturais.
Possui uma complexidade maior e atende as necessidades de pesquisadores inovadores.
O curso ocorre em duas cidades, em horários distintos.
Câmpus II de Novo Hamburgo, à noite.
Hub One Porto Alegre, à tarde.
Assim, o(a) acadêmico(a) pode acertar suas possibilidades de pesquisa com o(a) coordenador(a).
Disciplinas com dinâmicas mais adaptadas à realidade contemporânea, com convidados, circuitos e encontros de orientações para trabalhos das aulas.
São inúmeras as possibilidades!
Você pode trabalhar para o desenvolvimento econômico dos setores criativos com projetos junto ao governo, criar novos processos mais eficientes e sustentáveis para produção em áreas de design e moda, prototipar tecnologias de acessibilidade para PcD, produzir conteúdos de arte e comunicação exclusiva para escolas e muito mais. Afinal, a Indústria Criativa é o desenvolvimento dos setores de forma plena.
As áreas mais comuns atreladas são: música, arte, literatura, jogos, audiovisual, jornalismo, publicidade, design, moda e arquitetura.
Há também as transversais: administração, economia, contabilidade, direito e até mesmo engenharia de alimentos, estética e cosmetologia.
Basta ter um perfil criativo e inovador para a pesquisa alcançar seu objetivo.
Para todos os candidatos nesse processo.
Para servidores públicos e representantes da sociedade civil.
Todos os servidores públicos e quaisquer representantes da sociedade civil em comissões e comitês de cultura, inovação ou turismo. São bolsas fixas, sem necessidade de concorrência.
Para políticas afirmativas.
Apoio no âmbito das ações afirmativas da pós-graduação stricto sensu para negros(as), pessoas com deficiência (PcD), indígenas, transgêneros(as), transexuais e refugiados(as).
Para residentes do programa RS Criativo.
Para colaboradores de empresas residentes do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa do Estado do Rio Grande do Sul – RS Criativo, sediado no Hub Criativa Birô da Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre – RS.
É um espaço colaborativo e que respira criatividade, onde conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas.
Proporciona uma conexão entre pessoas, podendo gerar negócios, projetos, serviços e resultados positivos em suas vidas pessoais e profissionais.
Rua Cândido Silveira, 198.
Bairro Auxiliadora, Porto Alegre/RS.
CEP: 90540-010.
ERS-239, 2755.
Bairro Vila Nova, Novo Hamburgo/RS.
CEP: 93525-075.